BeTrading
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fundamental!

Ir para baixo

O Fundamental! Empty O Fundamental!

Mensagem  [J]uck Dom maio 18, 2008 2:56 am

Boas.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao DrPoe, um user que admiro muito e que tem conhecimentos fascinantes de trading, foi ele que postou toda esta informação. Para criar este manual utilizei os seus post's retirando a informação, editando e modicando algumas coisas. Sem lhe querer tirar nenhuns créditos, mais uma vez digo: Obrigado DrPoe por toda esta informação disponibilizada.

Este manual contém tudo aquilo que um trader tem que saber, para se conseguir ter exito é fundamental ter estes conhecimentos.

Temas abordados:
- Peso do dinheiro (WOM);
- Spoofing.
- Momentum
- Tendência de mercado
- Volume

Em primeiro lugar é necessário perceber que qualquer conceito como o peso do dinheiro, momentum, tendência ou tudo mais não tem qualquer valor a partir do momento em que a partida passa para o LIVE, pois basta haver qualquer acontecimento como um golo ou uma lesão para a odd tomar qualquer outro sentido sem respeitar qualquer conceito.


Peso do dinheiro (Weight Of Money – WOM):

Para compreender o peso do dinheiro, primeiro têm que reter a seguinte ideia:
- Quanto maior for a correspondência do lado do back mais a odd desce;
- Maior a correspondência do lado do lay mais a odd sobe.

O Fundamental! 1backlayxa8

Neste caso concreto é fácil de perceber como ficaria a odd caso alguém apostasse 300£ a 2.96, a odd passaria automaticamente para os 2.94. Por outro lado se alguém fizesse lay a 2.98 com a quantia de 1728£ a odd passaria a 3.

O peso do dinheiro não é mais que uma medida que nos diz quanto dinheiro existe do lado do lay e do back. Assim podemos verificar:
- Mais dinheiro do lado do lay – condição favorável para que a odd desça
- Mais dinheiro do lado do back – condição favorável para que a odd suba.
Uma vez que o peso do dinheiro varia bastante, não é assim tão fácil tirar partido dele. Há softwares que, para além de nos darem o WOM para cada instante, traçam um gráfico com o peso do dinheiro. Isto ajuda bastante para saber a tendência do mercado nos últimos minutos.

Relacionado com o peso do dinheiro está o Spoofing. Uma técnica que não está ao alcance de todos pois é preciso ter uma banca elevada.

Spoofing:

Esta técnica hoje em dia é bastante utilizada, o que torna muito dificil de tomar partido do peso do dinheiro.
Na altura o peso do dinheiro tinha elevada relevância nas odd’s, foi então que se começou a tentar manipular as odd’s. Como era possível? O apostador abria um trade, de seguida colocava uma elevada quantia de dinheiro, num dos lados, lay ou back, de maneira que não fosse correspondido. Passado algum tempo devido à relevância do peso do dinheiro a odd ajustava da maneira que o apostador pretendia, assim era só fechar o trade. O dinheiro era lá colocado não para ser correspondido mas sim para fazer o mercado se movimentar nesse sentido, após o trade fechado essa quantia era retirada.


Momentum:

Este para mim é o factor mais importante no trading, na minha opinião pouco importa se os outros factores se verificam se não há momentum.
O momentum diz respeito à forma como as odd’s se movimentam. Caso haja pouco ou nenhum movimento diz-se que não há momentum. O peso do dinheiro é fundamental para que se verifique ou não a ocorrência de momentum.
No caso de abrirem uma posição e depois verificarem que o momentum se perdeu, que não se verifica movimento nas odd’s, a melhor coisa é fecharem o trade assim que possível, mesmo que assumindo prejuízo, pois muitas vezes aquando a ausência de momentum dá-se a inversão de diversas tendências do mercado. Podemos então concluir que relacionado com os períodos de falta de momentum existe uma elevada imprevisibilidade dos acontecimentos seguintes.



Tendência do mercado:

Quando verificamos a variação das odd’s num espaço temporal maior estamos a verificar a tendência da odd ao longo desse período.
É fundamental antes de abrirmos um trade verificarmos o gráfico e verificar se existe uma tendência claramente definida, uma clara descida ou subida da odd, não uma linha horizontal com uma pequena variação na ponta. Em seguida mostro um gráfico com uma clara tendência de descida definida.

O Fundamental! Image007ka0

É necessário seguir a tendência, nunca ir contra ela, mesmo que estejamos certos que ela vai virar.


Volume:

O volume transaccionado e o peso do dinheiro são absolutamente fundamentais para interpretar a direcção do mercado. Imaginem o volume como um impulso a que o preço oscile mais rapidamente. Não é fácil relacionar o volume com a tendência do mercado. Até porque, se consultarem os gráficos da Betfair, encontram situações em que existem picos de volume sem que haja qualquer alteração nas odd’s. Esses picos de volume apenas terão impacto se afectarem única ou maioritariamente um dos lados (lay ou back).
Tirar partido do volume além de ser teoricamente fácil é bastante complicado de o fazer na prática. Muito basicamente quando se verifica um pico de volume e se nesse período existir Momentum tentem “entrar na onda”.
Podemos concluir que os picos de volume influencia tanto o mercado que há traders que quase só apostam nestes momentos e ainda que são muitas vezes interpretados como factores de viragem do mercado.




Agora basta tentarem colocar isto na prática, ao fim de algum tempo e com o hábito isto vai se tornando cada vez mais fácil e assim vamos melhorando os nossos trades.

[J]uck
Administração
Administração

Mensagens : 47
Data de inscrição : 09/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos